Um Pouco Mais Sobre Capoeira Regional e Mestre Bimba
A Vida
Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) filho
de Luiz Cândido Machado e Maria
Martinha do Bonfim, nasceu no bairro de Engenho Velho, freguesia de brotas, Salvador
Bahia em 23 de novembro de 1900. Recebeu esse apelido devido a uma aposta que sua
mãe fez com a parteira que o " aparou " . Ao contrário do que a Mãe achava, a parteira
disse que iria nascer um menino, se fosse receberia o apelido de "Bimba" pôr se tratar, na
Bahia, de um nome popular do órgão sexual masculino.
Martinha do Bonfim, nasceu no bairro de Engenho Velho, freguesia de brotas, Salvador
Bahia em 23 de novembro de 1900. Recebeu esse apelido devido a uma aposta que sua
mãe fez com a parteira que o " aparou " . Ao contrário do que a Mãe achava, a parteira
disse que iria nascer um menino, se fosse receberia o apelido de "Bimba" pôr se tratar, na
Bahia, de um nome popular do órgão sexual masculino.
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A Prática
Começou a praticar capoeira aos 12 anos de
idade na estrada das Boiadas, hoje o Bairro
Negro da Liberdade, com o africano Bentinho, capitão da navegação Baiana. Foi estivador
durante 14 anos e começou a ensinar capoeira aos 18 anos de idade no Bairro onde nasceu
no "Clube União em Apuros". Até 1918 não existia academias como hoje e treinava-se nas
esquinas, nas portas dos armazéns e até no meio do mato.
Negro da Liberdade, com o africano Bentinho, capitão da navegação Baiana. Foi estivador
durante 14 anos e começou a ensinar capoeira aos 18 anos de idade no Bairro onde nasceu
no "Clube União em Apuros". Até 1918 não existia academias como hoje e treinava-se nas
esquinas, nas portas dos armazéns e até no meio do mato.
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O Surgimento da Regional
Consideramos ineficaz e muito folclorizada a
capoeira da época, devido ao fato de os
movimentos eram extremamente disfarçados, mestre Bimba resolveu desenvolver um estilo
de capoeira mais eficiente, inspirando-se no antigo "Batuque" (luta na qual seu pai era um
grande lutador, considerado até um campeão) e acrescentando a sua própria criatividade,
introduziu movimentos que ele julgava necessário para que a capoeira fosse mais eficaz.
Então em 1928, mestre Bimba criou o que ele denominou "Capoeira Regional Baiana" por
ser esta praticada única e exclusivamente em Salvador.
movimentos eram extremamente disfarçados, mestre Bimba resolveu desenvolver um estilo
de capoeira mais eficiente, inspirando-se no antigo "Batuque" (luta na qual seu pai era um
grande lutador, considerado até um campeão) e acrescentando a sua própria criatividade,
introduziu movimentos que ele julgava necessário para que a capoeira fosse mais eficaz.
Então em 1928, mestre Bimba criou o que ele denominou "Capoeira Regional Baiana" por
ser esta praticada única e exclusivamente em Salvador.
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O Reconhecimento da Capoeira no Brasil
A partir da década de 30, com a implantação
do Estado Novo, o Brasil atravessou uma fase
de grandes transformações políticas e culturais, onde os ideais nacionalistas e de modernização
ficaram em evidência.Nesse contexto, surge a oportunidade de Mestre Bimba fazer com que o
seu novo estilo de capoeira alcançasse as classes sociais mais privilegiadas.
Em 1936 fez a 1º apresentação do trabalho e no ano seguinte foi convidado pelo governador
da Bahia,o General Juracy Magalhães, para fazer uma apresentação do palácio do governador
onde estavam presentes autoridades e convidados, inclusive o presidente da época que gostou
muito da apresentação.
Dessa forma a capoeira é reconhecida como"Esporte Nacional" Mestre Bimba foi reconhecido
pela Sec. Ed. Ass. Pública ao estado da Bahia como Professor de Educação física e sua
academia foi a 1ª no Brasil reconhecida por Lei.
de grandes transformações políticas e culturais, onde os ideais nacionalistas e de modernização
ficaram em evidência.Nesse contexto, surge a oportunidade de Mestre Bimba fazer com que o
seu novo estilo de capoeira alcançasse as classes sociais mais privilegiadas.
Em 1936 fez a 1º apresentação do trabalho e no ano seguinte foi convidado pelo governador
da Bahia,o General Juracy Magalhães, para fazer uma apresentação do palácio do governador
onde estavam presentes autoridades e convidados, inclusive o presidente da época que gostou
muito da apresentação.
Dessa forma a capoeira é reconhecida como"Esporte Nacional" Mestre Bimba foi reconhecido
pela Sec. Ed. Ass. Pública ao estado da Bahia como Professor de Educação física e sua
academia foi a 1ª no Brasil reconhecida por Lei.
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A diferença
O que faz com que Mestre Bimba se destacasse
do demais capoeiristas de sua época, é que
ele foi o 1º a desenvolver um sistema de ensino e a ensinar em recinto fechado. Além desse
sistema , ele elaborou técnicas de defesa Pessoal até mesmo contra armas . Mestre Bimba
preocupava-se demais com a imagem da Capoeira, não permitindo treinar em sua academia
aqueles que não trabalhavam nem estudavam.
ele foi o 1º a desenvolver um sistema de ensino e a ensinar em recinto fechado. Além desse
sistema , ele elaborou técnicas de defesa Pessoal até mesmo contra armas . Mestre Bimba
preocupava-se demais com a imagem da Capoeira, não permitindo treinar em sua academia
aqueles que não trabalhavam nem estudavam.
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A Morte
Em 1973, Mestre Bimba, por motivos financeiros,
deixou a Bahia, sob
acusação de que os "Poderes Públicos" Jamais haviam o ajudado. Faleceu em Fevereiro de
1974 em Goiânia, vítima de um derrame cerebral.
acusação de que os "Poderes Públicos" Jamais haviam o ajudado. Faleceu em Fevereiro de
1974 em Goiânia, vítima de um derrame cerebral.
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Antigo Método de Treinamento de Bimba
Mestre Bimba desenvolveu o 1º método de
ensino que vemos a seguir como ele funcionava:
• Exame de admissão
Dizia-se que em outros tempos, Mestre Bimba
aplicava uma "Gravata" no pescoço do
indivíduo que quisesse treinar e dizia "Agüenta ai sem chiar", Se agüentasse o tempo que
ele mesmo determinava estaria matriculado. Mestre Bimba justificava esse critério dizendo
que só queria macho em sua academia. Mais tarde mudou os critérios, Submetendo o
Candidato a fazer alguns movimentos para que ele pudesse avaliar se o pretendente tinha
condição ou não para praticar a capoeira regional. A próxima fase seria aprender a
"Seqüência de Ensino".
indivíduo que quisesse treinar e dizia "Agüenta ai sem chiar", Se agüentasse o tempo que
ele mesmo determinava estaria matriculado. Mestre Bimba justificava esse critério dizendo
que só queria macho em sua academia. Mais tarde mudou os critérios, Submetendo o
Candidato a fazer alguns movimentos para que ele pudesse avaliar se o pretendente tinha
condição ou não para praticar a capoeira regional. A próxima fase seria aprender a
"Seqüência de Ensino".
• O Aprendizado
O aluno nesse fase aprendia o que se chamava
"Seqüência de Ensino" que eram as oito
seqüências de movimentos de ataque, esquivas e contra ataque destinadas somente aos
iniciantes, simulando as situações mais comuns que o aluno enfrentaria durante o jogo de
capoeira.
seqüências de movimentos de ataque, esquivas e contra ataque destinadas somente aos
iniciantes, simulando as situações mais comuns que o aluno enfrentaria durante o jogo de
capoeira.
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Observação:
Esse foi o 1º método de ensino criado para
ensinas alguém a jogar capoeira e o calouro
treinava essas seqüências em duplas sem o acompanhamento dos instrumentos. Quando
estas estivessem bem decoradas o Mestre dizia: "Amanha você vai entrar no aço, no aço
do Berimbau".
treinava essas seqüências em duplas sem o acompanhamento dos instrumentos. Quando
estas estivessem bem decoradas o Mestre dizia: "Amanha você vai entrar no aço, no aço
do Berimbau".
Era comum naquele tempo dizerem que o
capoeirista quando agarrado, não tinha como
reagir. Então mestre Bimba, com sua criatividade ensinava seus alunos quais eram as
melhores saídas.Todos esses ensinamentos faziam com que o método de mestre Bimba
fosse incomparável e esse treinamento durava cerca de 3 meses só então é que o aluno
seria batizado.
reagir. Então mestre Bimba, com sua criatividade ensinava seus alunos quais eram as
melhores saídas.Todos esses ensinamentos faziam com que o método de mestre Bimba
fosse incomparável e esse treinamento durava cerca de 3 meses só então é que o aluno
seria batizado.
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O Batizado
O batizado era quando o aluno jogava pela 1ª
vez na roda com o acompanhamento dos
instrumentos que era formado por 1 berimbau e 2 pandeiros. O mestre escolhia o formado
que jogaria com o calouro e então tocava o toque que caracteriza a capoeira regional, para
isso o calouro era colocado no centro da roda para que o formado ou o próprio mestre
desse um apelido a ele. Escolhido o "nome de guerra" todos aplaudiam e então o mestre
mandava o calouro pedir a "Benção" do padrinho, e ao estender a mão para o formado
que o batizou, receberia uma "Benção"(Golpe frontal dado com a parte inferior do pé
empurrando o adversário na altura do peito) que o jogava no chão.
instrumentos que era formado por 1 berimbau e 2 pandeiros. O mestre escolhia o formado
que jogaria com o calouro e então tocava o toque que caracteriza a capoeira regional, para
isso o calouro era colocado no centro da roda para que o formado ou o próprio mestre
desse um apelido a ele. Escolhido o "nome de guerra" todos aplaudiam e então o mestre
mandava o calouro pedir a "Benção" do padrinho, e ao estender a mão para o formado
que o batizou, receberia uma "Benção"(Golpe frontal dado com a parte inferior do pé
empurrando o adversário na altura do peito) que o jogava no chão.
Era necessários pelo menos, 6 meses de
treino para se formar na Capoeira Regional. O
exame era realizado em 4 domingos seguidos, no Nordeste de Amaralina, academia do
mestre, os alunos a serem examinados eram escolhidos por ele. Durante 4 dias os alunos
eram submetidos a algumas situações onde teriam que mostrar os valores adquiridos
durante a fase de aprendizado, como por exemplo: força, reflexo, flexibilidade e etc. No
último domingo é que o mestre dizia quem havia sido aprovado e então ensinava novos
golpes e também marcava o dia da formatura.
exame era realizado em 4 domingos seguidos, no Nordeste de Amaralina, academia do
mestre, os alunos a serem examinados eram escolhidos por ele. Durante 4 dias os alunos
eram submetidos a algumas situações onde teriam que mostrar os valores adquiridos
durante a fase de aprendizado, como por exemplo: força, reflexo, flexibilidade e etc. No
último domingo é que o mestre dizia quem havia sido aprovado e então ensinava novos
golpes e também marcava o dia da formatura.
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A Formatura
A cerimônia iniciava com uma roda de
formados antigos para que as madrinhas e os
convidados pudessem ver o que era a Capoeira Regional. Mestre Bimba ficava ao lado
do som, que era formado por 1 Berimbau e 2 pandeiros, comandando a roda e cantando
as músicas características da Regional.
Terminada a roda, o mestre chamava o orador que geralmente era um formado mais antigo
para falar um breve histórico da Capoeira Regional e do mestre.
convidados pudessem ver o que era a Capoeira Regional. Mestre Bimba ficava ao lado
do som, que era formado por 1 Berimbau e 2 pandeiros, comandando a roda e cantando
as músicas características da Regional.
Terminada a roda, o mestre chamava o orador que geralmente era um formado mais antigo
para falar um breve histórico da Capoeira Regional e do mestre.
Após o histórico, o mestre entregava as
medalhas aos paraninfos e os lenços azuis (Graduação
dos Formados) as madrinhas.O paraninfos colocava a medalha ao lado esquerdo do peito do
Formado e as madrinhas colocavam os lenços nos pescoços dos seus respectivos afilhados. A
partir dai os formados demonstravam alguns movimentos a pedido do mestre para mostrar a
sua competência, incluindo os movimentos de "cintura desprezada", "jogo de floreio" e o
"escrete" que era o jogo combinado com o uso dos Balões.
dos Formados) as madrinhas.O paraninfos colocava a medalha ao lado esquerdo do peito do
Formado e as madrinhas colocavam os lenços nos pescoços dos seus respectivos afilhados. A
partir dai os formados demonstravam alguns movimentos a pedido do mestre para mostrar a
sua competência, incluindo os movimentos de "cintura desprezada", "jogo de floreio" e o
"escrete" que era o jogo combinado com o uso dos Balões.
Para terminar, chegava a hora do
"Tira-medalha" onde o recém formado jogava com um
formado antigo que tentava tirar a sua medalha com qualquer golpe aplicado com o pé. Só
então depois de passar por isso tudo é que o aluno poderia se considerar aluno formado de
mestre Bimba, tendo direito até de jogar na roda quando o mestre estivesse tocando Iuna que
é o toque (onde quem joga hoje são só os mestres) criado por ele para esse fim. A partir dai
só restava o curso de especialização que veremos a seguir.
formado antigo que tentava tirar a sua medalha com qualquer golpe aplicado com o pé. Só
então depois de passar por isso tudo é que o aluno poderia se considerar aluno formado de
mestre Bimba, tendo direito até de jogar na roda quando o mestre estivesse tocando Iuna que
é o toque (onde quem joga hoje são só os mestres) criado por ele para esse fim. A partir dai
só restava o curso de especialização que veremos a seguir.
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O Curso de Especialização
Tinha duração de 3 meses, sendo 2 na
academia e 1 nas matas da Chapada do Rio Vermelho
Tratava-se de um treinamento de guerrilha, onde aconteciam as emboscadas, armadilhas e
etc., que consistia em submeter o formado a situações das mais difíceis, desde defender-se
de 3 ou mais Capoeiristas, até defender-se de armas. Terminado o curso, o mestre fazia a
mesma festa para os novos especializados, e estes recebiam o lenço vermelho a cor que
representava a nova graduação. O aluno que se formava ou se especializava, tinha a o dever
de pendurar um quadro com a foto mestre, do padrinho, do orador, e a própria foto.
Tratava-se de um treinamento de guerrilha, onde aconteciam as emboscadas, armadilhas e
etc., que consistia em submeter o formado a situações das mais difíceis, desde defender-se
de 3 ou mais Capoeiristas, até defender-se de armas. Terminado o curso, o mestre fazia a
mesma festa para os novos especializados, e estes recebiam o lenço vermelho a cor que
representava a nova graduação. O aluno que se formava ou se especializava, tinha a o dever
de pendurar um quadro com a foto mestre, do padrinho, do orador, e a própria foto.
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Conclusão
Mestre Bimba realmente foi o grande
"propulsor" da Capoeira no Brasil mas , muitos dos
Métodos citados acima não são mais usados na verdade grande parte deles não existe mais
a muito tempo mas, foram muitos úteis. Para nós Capoeiristas só resta dizer: Muito obrigado
ao Mestre Bimba.
Métodos citados acima não são mais usados na verdade grande parte deles não existe mais
a muito tempo mas, foram muitos úteis. Para nós Capoeiristas só resta dizer: Muito obrigado
ao Mestre Bimba.
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